Descrição:

Site com a finalidade de auxiliar técnicos em geral sobre dúvidas frequentes e expor assuntos e curiosidades sobre o assunto e a profissão.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Consumidor de hoje conhece mais as leis do direito do consumidor, e você as conhece?


O consumidor de hoje não é mais aquele que se deixa enganar facilmente, está mais atento e exigente em relação a prestação de um bom serviço. Não anda aceitando qualquer tipo de serviço sem que o prestador de serviço, lhe prove que os valores, peças, produtos e a execução deste serviço serão mesmo feitos com qualidade e que peças foram aplicadas. Hoje não procura apenas preços baixos, não aceita qualquer desculpa, a explicação tem que ser muito boa. A qualidade do serviço, a durabilidade do serviço executado e a garantia oferecida, são de suma importância para ele caso se sinta lesado, perdeu o medo de procurar seus direitos, podendo trazer para sua empresa ou você técnico autônomo, prejuízos à sua imagem profissional, com aplicação de multas e indenização com apoio de órgãos de código defesa do consumidor e tribunais que hoje dão mais apoio ao consumidor.
Por isso é bom mudar de postura hoje, transmitir confiança e nunca se prometer algo ou serviço que não poderá ser cumprido. Seja atencioso com o consumidor, evidente que nem todos serviços executados por nós técnicos as vezes não poderão sair do jeito programado, mas de atenção especial, pois os problemas com o cliente devem ser resolvidos o mais rápido possível. Afinal de contas, são eles que vão pagar suas contas e despesas com o serviço executado. Lembre-se, a propaganda do boca a boca do cliente é muito mais rápido e melhor do que qualquer outra propaganda.

Compre um livro do código de defesa do consumidor, estude e grave bem, pois ele será seu aliado também.

Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões.

domingo, 30 de julho de 2017

O que é um multímetro digital?

Você sabe como utilizar?

 Vamos aqui tentar passar para vocês uma base de o que é e como utilizar um multímetro digital. O multímetro digital é uma ferramenta cujo sua função é auxiliar o técnico que vai utilizá-lo para diversos tipos de medidas de grandeza numéricas, as mais comuns são:
- Tensão ou voltagem elétrica (medida em volts – V);
- Corrente elétrica (medida em amperes – A);
- Resistência elétrica (medida em Ohms – Ω).
Este equipamento possui as funções que irão lhe auxiliar em seus diagnósticos corretos de defeitos em campo. O mais importante no multímetro é você saber utilizar a escala correta para a medição a ser realizada.
Você encontra no multímetro as grandezas com seu nomes respectivos nas escalas assim:
  • Tensão ou voltagem contínua: VCC, DCV, VDC
  • Tensão ou voltagem alternada: VCA, ACV, VAC
  • Corrente alternada: ACA ou A
  • Resistência: Ohms, Ω

  • Utilizando as escalas de um multímetro Minipa ET – 3200A que é o mais utilizado pelos técnicos vamos explicar as principais característica e escalas:
    Tensão DCV→ Faixas: 200mV, 20V, 200V, 1000V, (Para medir corrente de Amperes). 
    Tensão VCA→ Faixas: 200V, 750V, (Para medir tensão [voltagem] alternada).
    Corrente AC→ Faixas: 20A, 200A, 1000A. (para medir corrente elétrica).
    Resistência Ω→ Faixas: 200, 2k, 20k, 200k, 2 MOhms (para medida em Ohms).
    Obs.: Na medida Resistência, cada “k” equivale a três “0”, 20k = 20.000 Ohms.
    Continuidade Ω→ Faixa de 200 Ohms (sinal sonoro, bip).

  • O display do multímetro digital é LCD 3 ½ dígitos, com leitura máxima no display de 1999.
    - Indicação automática de polaridade: Automática, negativa (-) indicada.
    - Indicação de bateria fraca: Bat é indicado no display.

    Deixe suas dúvidas, comentários e sugestões.

sábado, 29 de julho de 2017

Módulo de potência BRM:


326008613/326000801 (127 volts)
326008614/326000802 (220 volts)

- Para refrigeradores: BRM37A-B / BRM39B / BRM43 / BRG43A / BRK42A / BRE43A.
- Estes módulos de potência do refrigerador Brastemp possui um sistema de alarmes que indicam ao usuário como está o funcionamento do refrigerador através de bips sonoros.:
Alarme de porta aberta, alarme de falha de refrigeração e alarme de falha no sistema de degelo.

1) Alarme de porta aberta: O LED de porta aberta e o buzzer (bip), numa frequência piscam de 2 vezes por segundo (2Hz), não é indicação de falha no produto, indica apenas que a porta está aberta por mais de 2 minutos. Fica sinalizando até cancelar alarme ou fechar a porta. Porém se for um defeito do sensor de porta continuará sinalizando.
2) Se ficar mais de 6 minutos com a porta aberta, as lâmpadas irão desligar, o ventilador ligará mesmo com a porta aberta. No painel todos os LEDs verdes e o bip numa velocidade de 2 vezes por segundo (2Hz). Fechando a porta ou desligando o alarme desativa-se o bip e volta ao funcionamento normal. Porém se for uma falha da refrigeração, o alarme não será desativado, fechando a porta.
  • Verifique o sistema selado (compressor, filtro secador, soldas, carga de gás, etc.), Verificar sensor e suas conexões e o ventilador. Se tiver bloqueio no evaporador, pode ser falha no sistema de degelo, ou o modulo não executa degelo.
  • Temperatura aproximada do freezer (medido próximo ao sensor):
    Mínima compressor liga com -15°C e desliga com -22°C.
    Média compressor liga com -18°C e desliga com - 25°C.
    Máxima compressor liga com -20°C e desliga com -27°C.
    Obs.: Temperaturas medidas com termômetro digital.

 Se a temperatura estiver a -20 graus e estiver com refrigeração parcial, não será suficiente para o módulo desligar o compressor, acusando a indicação de falha. Mas o defeito é de falha de refrigeração e não do modulo.
  • Alarme de falha no degelo: Todos LEDs acedem, bip numa velocidade de 4 vezes por segundo (4Hz), ocorre quando o módulo detecta falha no degelo, que pode ter sido causado por falhas no bimetal, resistência ou modulo. Verificar resistência de degelo, bimetal, calha do degelo, dutos de ar e módulo.

Resistência 127 volts: 55 ohms a 72 ohms, corrente 1,5 a 2,5 amperes.
Resistência 220 volts: 180 ohms a 235 ohms, corrente 0,8 a 1,15 amperes.
Faixa de atuação do bimetálico : Contato aberto com 12 a 18°C, fecha contato entre -2 a -10°C.

Obs.: Este componente pode apresentar falha intermitente.

Deixe suas dúvidas e comentários.

Maneiras para atender um cliente:


  • A maneira e o modo como você se apresentará ao consumidor, será de suma importância, a impressão que sua apresentação causará ao chegar à casa dele.
  • É parte importante de uma boa apresentação:
    - Pasta de ferramentas e ferramentas em bom estado;
    - Uniforme sempre limpo e cuidado;
    - Uso de um crachá de identificação com foto atual;
    - Deve-se cuidar do corpo (unhas, cabelos aparados, barba feita ou para quem usa barba cavanhaque, que esteja bem cuidada, mãos limpas, usar desodorante, etc.).
    A sua chegada deve causar impacto positivo.
  • Estabeleça um roteiro de atendimento por dia:
    Um roteiro que facilite a sua locomoção no trânsito e que facilite o seu deslocamento dentro da região que sera atendida por você técnico. Com isso você ganhará tempo, evitará transtornos no seu itinerário e respeitará seu tempo e o do consumidor a ser atendido.

  • Evite prejuízos e aborrecimentos:
    - Se você não gosta que parem na entrada de sua garagem, então não faça o mesmo com outros. A garagem do consumidor ou qualquer outra durante seu atendimento é local proibido para estacionar. Se durante o serviço na residência do consumidor o mesmo tiver que sair e você estiver obstruindo a passagem seria um ponto desagradável. Além de ser um desrespeito às leis de trânsito, você poderia tomar uma multa ou ter o veículo rebocado e somente notar quando terminar o serviço.

  • Valorize as leis de trânsito e o espaço que é do consumidor.
    Obs.: mesmo que o consumidor lhe autorize a parar na porta da garagem, lembre-se o guarda de transito não autorizará. 

  • Ao chegar no local de seu atendimento, sempre use o crachá, diga seu nome, o nome da sua empresa, e motivo da sua presença no local.

  • Transmita confiança e credibilidade na sua chegada.

  • Mantenha suas ferramentas sempre limpas, em bom estado e arrumadas na sua pasta de ferramentas de modo que você saiba exatamente onde encontrar quando precisar.

  • Mantenha o local onde você esta trabalhando (na casa do consumidor ou no seu local de trabalho) sempre limpo, organize-se.

  • Esteja certo do seu diagnóstico:
    - Medição da rede elétrica, teste de motor, temperatura e outros.

  • Ouça o que o consumidor tem a dizer sobre o defeito apresentado no produto a ser reparado, isso irá lhe auxiliar num perfeito e correto diagnóstico. Faça o possível para resolver o problema no primeiro atendimento.

  • O compromisso assumido com o consumidor tem que ser cumprido. Ele estará aguardando ser atendido no horário marcado e ter seu aparelho reparado. Se sua atitude for ao contrário e o deixar de atender no horário, pode deixá-lo irritado e abalar a confiança dele no técnico que o atende. Caso houver algum obstáculo ou imprevisto durante o trajeto para o atendimento, ligue para avisar o atraso ou um possível reagendamento. Explique o ocorrido.

  • Procure cumprir o que você propõe ao cliente.

  • Ao terminar o atendimento, deixe sempre uma cópia do orçamento ou via de conclusão do serviço.

  • PROCURE SEMPRE ESTAR ATUALIZADO NO EXERCÍCIO DA SUA PROFISSÃO, PARA SABER EXATAMENTE O QUE ESTA FAZENDO.


O QUE VOCÊ FAZ HOJE PARA UM MELHOR ATENDIMENTO?
Deixe seu comentário ou dúvidas.

Você compraria um serviço da sua própria oficina?

Visando uma qualidade no atendimento de campo de todos os técnicos da linha de refrigeração doméstica, linha branca. Venho através deste blog, tentar ajudar técnicos que às vezes precisam de alguma informação sobre: funcionamento e diagnósticos de alguns defeitos encontrados em refrigeradores e lavadoras de roupas no campo.

  • Como provar para o consumidor sua capacidade técnica para diagnóstico e reparo do aparelho à ser avaliado por você técnico?
  • Resposta: Fazendo de tudo para que o consumidor só fique satisfeito.


Como fazer isso?
É fácil, basta dar para ele as respostas que você gostaria de receber se estivesse no lugar dele.

  • Lembre-se sempre, o cliente é quem vai pagar pelos seus serviços, sendo assim ele pode:

  1. Desistir do serviço.
  2. Só pagar quando o produto estiver funcionando corretamente.
  3. Arranjar mil defeitos para não efetuar o pagamento.


Obs.: Tudo isso pode ser evitado, se você fizer um diagnóstico perfeito, der respostas objetivas de forma técnica, executar um serviço de qualidade com orçamento justo, mostrando sua qualidade e capacidade de execução do serviço.

O que o consumidor espera de você técnico?  

  • Ele quer seu produto funcionando, se possível no mesmo dia do atendimento;
  • Respostas diretas, sem ficar especulando defeitos, ou seja, respostas técnicas e precisas do diagnóstico;
  • Orçamento justo e com especificações detalhadas dos itens a serem trocados ou reparados;
  • Peças com qualidade e de procedência confiável;
  • Regras para execução do serviço, no prazo combinado, sem atrasos e justificativas;
  • Caso ele não tenha tempo para que você execute o serviço, por algum motivo, e o mesmo não tenha alguém para recebê-lo, procure adequar um tempo para atendê-lo, visando um atendimento perfeito para os dois lados.

Em Destaque

DIAGRAMA ELÉTRICO LAVADORA BRASTEMP BWC10 VERSÕES 02 E 03

Mais Visitadas